quinta-feira, 31 de maio de 2012

É NAS PEQUENAS COISAS QUE O NOSSO INIMIGO ATACA PARA NOS DERROTAR SEM QUE PERCEBAMOS PORTANTO CUIDADO. LEIA O TEXTO E SEJA ABENÇOADO.


Dulci palma cechinel 4 de mai - Amigos
APANHAI-ME AS RAPOSAS E AS RAPOSINHAS.

--------------------------------------------------------------------------------




Texto: CT 2:15 “Apanhai-me as raposas e as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor”.




Engana-se quem imagina que são os grandes problemas que destroem um casamento, uma família ou uma grande amizade. Pelo contrário, quando uma grave tormenta se abate sobre o lar, tal como um acidente de um dos familiares, ou uma doença grave e repentina, a tendência é dos membros da família se unirem e estreitarem seu relacionamento para lutar com todas as forças contra aquele "inimigo" indesejável. Muitas vezes situações ameaçadoras vindo de fora ajudam a despertar os membros da família que passam a se posicionar mais firmemente nesses tempos.

Agora, difícil mesmo é lutar contra as "pequenas raposinhas" que aparecem sob o vinhedo, e pouco a pouco vão destruindo sua formosura, até que ele seque completamente.

O que o poeta bíblico quis dizer com "raposinhas"? Parece que elas gostavam de cavoucar ao redor das videiras cobertas de flores. Na nossa vida, elas são as pequenas coisas que não damos muita importância, mas que, infelizmente, teimam em estar presentes em nossa vida - é aquela palavra a mais, ao final da discussão, que não precisava ser dita, e você insiste sempre em dizer, é o gesto grosseiro, é a dureza de julgamento, são os ciúmes que a esposa não consegue esconder ou o perfeccionismo do marido que insiste em que tudo seja feito do jeito que ele gosta.

Na vida da igreja, as "raposinhas" são aqueles pequenos acontecimentos desagradáveis, a princípio sem maior importância, mas se não damos cabo deles, logo começam a perturbar o relacionamento dos irmãos e pequenas intrigas surgem aqui e acolá, e quando o pastor vê todo o vinhedo construído com tanto amor foi destruído - não pela ação maléfica do mundo nem por uma investida insidiosa de Satanás, mas porque não nos apercebemos que as pequenas raposas estão destruindo as nossas vinhas.

Não sei se você se lembra da queda do Concorde - o mais veloz avião de passageiros do mundo. O Concorde caiu sobre um hotel em Paris em 25 de Julho de 2000. Foram 113 mortos - quatro deles estavam em terra -, um hotel em ruínas, um avião destruído. E tudo começou com um pedacinho de metal de 45 centímetros, caído na pista de asfalto de onde o avião decolou.

Às vezes nem nos damos conta da existência dessas “raposinhas” em nossas vidas. Mas uma coisa é certa - o resultado é sempre devastador. Não há jejum e oração que mantenha o vinhedo bonito se, por outro lado, ele estiver sendo devastado pelas pequenas raposas. Sansão derrotou inimigos fortíssimos, mas depois foi vencido porque permitiu a ação destruidora de uma pequena raposa em sua vida. Gideão, grande herói da Bíblia que venceu batalhas com apenas 300 homens, ao final de sua vida permitiu que uma pequena vaidade levasse Israel de volta à idolatria. Crentes amarram Satanás todos os dias nas grandes concentrações, mas não apanham as raposinhas que estão destruindo sua vida familiar. São pessoas que não mudam suas atitudes, não amadurecem suas vidas espirituais, vivem cometendo pequenas atitudes, que dizem ser, sem importância, e culpam o Diabo e até mesmo Deus por estarem em alguma situação desconfortável.

Cuidado com as pequenas raposas. Lembre-se de que as menores cobras são as mais venenosas. Você nunca tropeçará em uma árvore, mas pode fazer um estrago no seu dedão se encontrar um pequeno toco pelo caminho.

É interessante observar como há cristãos hoje preocupados com a besta do Apocalipse, com demônios territoriais, com a temperatura do inferno, e não fazem a menor idéia que aquilo que eles devem temer e se preocupar de verdade é com aquele olhar malicioso no sexo oposto, preocupar-se com aquele sentimento de auto-suficiência que, devagarzinho, devagarzinho, os tem afastado do Deus vivo.

Só há uma maneira de manter a videira bonita, a família saudável e a igreja abençoada: "apanhando" tudo aquilo que destrói uma relação de amor. Apanhe tudo isso e dê um fim em nome de Jesus.

Talvez o que nós mais precisamos hoje é reconhecermos a existência dessas "raposinhas" em nossa vida. Não é bom sinal se não estamos conseguindo dar cabo delas. É sinal de que alguma coisa vai mal lá dentro de nós, é sinal que há um "sabotador" em nosso interior que está destruindo aquilo que levou anos para erigir. É sinal de que não estamos bem conosco nem com Deus. As vinhas estão em flor; não deixemos que elas sejam destruídas por pequenas coisas.

Precisamos vigiar nossa vinha. Deus entregou nas nossas mãos, vinhas que precisam ser cultivadas e guardadas com  cuidado.

Um comentário:

  1. Suas mensagens são muito boas e vir a seu blog é uma benção.Dou-lhe os parabéns e continue nessa
    sua força trazendo a cada dia essas mensagens gratificantes de edificação, consolação e exortação. É este o alvo da nossa vida, incentivar a continuar a nossa caminhada pelas veredas da luz, com alegria falando das maravilhas do nosso Salvador. Que sua vida brilhe mais e mais a cada dia. Se desejar fazer parte de meus amigos virtuais é só clikar. Faça-o de forma a que possa seguir também seu blog. As minhas cordiais saúdações em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir